ORGANIZAÇÃO

O serviço da autoridade se inspira no exemplo de Cristo, que embora sendo «o mestre e o Senhor» estava no meio dos seus como aquele que serve. Tem o mandato de cuidar e promover nas Irmãs a consciência da própria identidade carismática, favorecer a comunhão e realizar a missão da Congregação. (Const. Art. 104)

Estrutura

A nossa Congregação é juridicamente constituída pelas comunidades locais, Províncias, Vicariatos, Delegações.

Estamos reunidas em comunidade de fé para responder, juntas, ao convite de Cristo a segui-lo com «unidade de mente e de coração voltados para Deus». Unidas pela caridade e sustentadas pela recíproca estima, colocamos em comum as aspirações, os bens e as atividades. (Const. Art. 11)

Capítulo provincial

O Capítulo provincial, momento de fecunda comunhão, reúne-se a cada três anos, para um serviço a todas as Irmãs da Província.

Em conformidade ao projeto comum da Congregação, revê o estilo de vida e as atividades das comunidades, resolve particulares problemas e toma decisões inerentes à própria Província. (Const. Art. 117)

Priora provincial

A Priora provincial anima e guia a Província de acordo com Direito próprio. Com as Conselheiras, promove a vida religiosa e a atividade apostólica. É vínculo de união entre a Priora geral e as irmãs da Província. É solícita pelo bem das comunidades e das irmãs. (Const. Art. 123)

 

Capítulo geral

O Capítulo geral, momento intenso de comunhão fraterna, órgão normativo e eletivo, é a máxima autoridade da Congregação. É expressão qualificada do pensar de todas as irmãs, manifestação da valorização da vida espiritual e do serviço apostólico da Congregação. (Const. Art. 135)

Contato:

Sede provincial

Rua da Cascata, 47

CEP. 20530-080 Tijuca Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2238-3456

e-mail: congregacaosmr@congregacaosmr.com.br / secretaria@congregaosmr.com.br

celebração do capítulo

Capítulo provincial